COMEÇANDO COM O SOM DIREITO

No exato instante em que você estiver lendo este texto, milhões de outras pessoas, nos lugarejos mais  afastados, em todos os lugares que o ser humano possa atingir, desde uma pequena vila,  talvez em um barco no meio do oceano, numa caravana bem no meio do deserto, uma aldeia indígena no Xingu, em um pequeno palco de um barzinho de quinta categoria,  em um grande show de estádio  ou trancado em seu quarto em algum grande centro urbano de qualquer país, enfim em todos os cantos do planeta (e talvez até fora dele), um jovem sonhador estará inebriado com os novos sons que consegue tirar de seu instrumento, seja ele um teclado computadorizado de ultima geração, um violão, uma guitarra elétrica, uma lata, um tambor ou talvez apenas cantarolando uma melodia que teima em não sair de sua cabeça.

Ele não sabe explicar porque faz isso, ele apenas faz e isso é maior do que ele, ele apenas sente…  O que ele sente? Um impulso inexplicável, um prazer divino… A música.

 

Algumas dessas pessoas, alem da paixão pela  música, também possuem idéias mirabolantes de como melhorar o mundo, e através da música expressam essas idéias, idéias políticas, idéias espirituais, religiosas, comportamentais ou então apenas cantam uma simples canção de amor simplesmente nem dizem nada, eles apenas tocam, eles falam atravéz de seus intrumentos  e quando tocam a sua musica já diz tudo.

 

Muitos deles sonham em tocar e mostrar sua musica para grandes multidões, e com ela atingir milhões e milhões de outras pessoas, outros tocam de maneira despretenciosa, apenas para si mesmos ou para um pequeno e seleto grupo de amigos. Alguns se vestem de maneira original, falantes e desinibidos, outros tímidos, contidos, solitários, meio eremitas.

 

 

Entre essas pessoas algumas são pessoas completamente dentro dos padrões  normais de comportamento, são uma daquelas pessoas que você nunca poderia imaginar que sãomúsicos, músicos amadores, mas músicos. E você nem é capaz de imaginar a fundamental importância que a música tem para esses como elemento de lazer e de socialização. São médicos, advogados, engenheiros, políticos, operários, um gerente de banco, um pastor de igreja, uma dona de casa, um motorista, um presidiário… Um menino de rua. Todas essas pessoas tão diferentes umas das outras, mas todas com pelo menos um ponto em comum,… A música.

 

Sobre esse vírus desconhecido, esse impulso musical, sensibilidade ou sei lá o que for que seja que se apodera de algumas pessoas e as levam a essa espécie de paixão pela música, nós poderíamos falar ainda muito, mas no momento não é esse o nosso objetivo, nosso objetivo é falar sobre como conquistar a sua própria musicalidade.

Muita gente quer fazer musica apenas com atitude, (a tão falada atitude rock’n roll) comportamento agressivo, contestatório, posicionamento e engajamento político, roupas mirabolantes, um som pesado, agressivo, uma proposta moderna e atual, mais isso ou menos aquilo, Um som novo…   (Afinal todas as bandas e artistas dizem que seu som é novo não é?)

Que tem uma proposta nova de trabalho, que seu som é diferente de todos os outros…, Ou então que estão resgatando a historia musical de determinado estilo, mas a grande verdade é que quanto mais a musica muda mais fica igual. Afinal as sete notas continuam as mesmas, os mesmos acordes, os mesmos compassos e as mesmas dificuldades.

 

Bem, mas ainda não chegamos ao ponto, e o ponto é: – Enquanto milhões de amantes da música estão sonhando, outros estão transformando esse sonho em realidade. Enquanto alguns estão apenas imaginando o ato de tocar um instrumento, de cantar, de fazer parte de uma banda ou de ser um grande compositor, um grande artista, uma porcentagem bem menor de pessoas está agora mesmo solitariamente debruçada sobre seu instrumento, estudando tudo que é possível sobre música, eles estudam escalas, técnica, leitura, teoria musical, arpejos, improvisação, harmonia, composição, rítmica, percepção e também estão constantemente melhorando seu repertório ou pesquisando outros gêneros musicais em busca de coisas novas que os ajudem a se aprimorar ainda mais como pessoas e como músicos.

 

Isso tudo é garantia de que eles vão ser ricos e famosos? A resposta é um redondo e sonoro NÃO, mas fazer sucesso, também não é o ponto em que estou focado, na verdade se alguma das pessoas que lerem este texto tiverem a formula, por favor, me envie, (eu vou agradecer de coração), o único ponto em que eu estou focado no momento é: – Se você estudar com afinco e determinação com certeza se transformará em um músico infinitamente superior a aqueles que apenas sonham, ou apenas gostam de musica.

 

Resolvi começar o curso com este texto, pois muitas pessoas imaginam que tocar é algo assim como um passe de mágica, que em poucas semanas estarão fazendo aquilo que os maiores gênios da a humanidade demororaram 20 ou 30 anos para fazer. É claro que sonhar faz bem, e é claro que a imaginação bem direcionada é uma arma poderosa, é através da sua imaginação criadora que você começa o processo de transformação de seu universo pessoal, mas vamos analisar a palavra? Imagem + Ação Apenas ficar sonhando não vai transformar você em um músico, depois de imaginar é preciso arregaçar as mangas e partir para a ação. E isso você só vai conseguir estudando… e estudando MUITO.  É claro que existem atalhos, dicas úteis, didáticas cada vez mais diretas e eficientes, mas é muito triste ver que hoje em dia alguns dos artistas mais famosos do Brasil e do mundo, não sabem nada sobre música e usam apenas truques.

 

Truques de estúdio onde um técnico de som com fantásticos conhecimentos sobreacústica e tecnologia com um computador afina e timbra as vozes ásperas e desafinadas de pessoas que se dependessem apenas de sua voz não passariam nem em teste pra telefonista, (mas são cantores consagrados!) truques de marketing onde as gravadoras multinacionais que ganham Bilhões de dólares anualmente com música, reinvestem verdadeiras fortunas em Jabaculês (leia-se propina) para que a música de determinado artista toque um determinado numero de vezes em uma radio, ou pagam para que esse mesmo artista apareça em uma revista de fofocas, ou participe de um programa de TV em horário nobre. Afinal de contas vivemos em um sistema capitalista onde o importante é o capital e é assim que funcionam as coisas, todos querem vender o seu peixe.

 

Truques de produção onde um maestro maravilhoso e um fantástico time de músicos de estúdio são obrigados (por questões de sobrevivência) a fazerem das tripas o coração, para embelezar aquela droga de musica daquele horrível cantor de pagode, de uma dupla sertaneja sem qualidade ou de uma gostosona de plantão que não sabe nada sobre musica, mas que transou com a pessoa certa, e como com os truques de marketing eles vendem centenas de milhares de discos, essa pratica vai se perpetuando eternamente.

 

Truques onde a produção visual conta mais que o conteúdo musical, onde a embalagem vale mais que o conteúdo, verdadeiramente um mundo de ponta cabeça. Mas sobre marketing, sucesso, gravadoras… Sobre isso tudo, eu confesso,… Não sei nada! E também não compactuo com a pratica,…!. Mas de uma coisa você tenha certeza; a roupa nova não vai fazer você tocar melhor o seu instrumento, o cabelo comprido ou raspado ou pintado também não, nem o brinco, o piercing, a calça rasgada, a dança ou o jeito especial que você tem (ou acha que tem) enquanto toca… Isso ajuda? Claro que sim… Para o sucesso profissional a boa apresentação pessoal é uma arma poderosa, e isso tudo faz parte do seu Carisma pessoal, O mesmo pode-se dizer sobre a sua atitude, sempre que possível sua musica deve ter um embasamento pessoal e cultural deve fazer parte de sua essência, seja ela qual for, MPB, Sertanejo, Rock, Black Music, Jazz, Samba, Bossa Nova, Musica Javanesa e etc.

 

Sua música deve ser autentica, mas não podemos confundir as coisas. Aqui o nosso assunto é sobre qualidade musical e eu defendo a idéia de que ela deva, independentemente do estilo, ser sempre muitíssimo bem tocada.

Se aliado a tudo isso, você também tiver um bom esquema de Marketing, uma grande equipe de músicos ao seu lado, um patrocinador endinheirado, um visual e uma atitude maravilhosos OTIMO! Mas o essencial é a QUALIDADE DA SUA MÚSICA. E isso você só vai conseguir com a velha formula do Einstein (QUE TAMBEM ERA MUSICO!) A formula é 98% de transpiração e 2% de inspiração.

 

Portanto reserve sempre um determinado numero de horas semanais para seuaprimoramento musical, estude todos os dias nas mesmas horas, mantenha uma agenda atualizada sobre seus estudos, localize seus pontos fracos e pontos fortes, organize-se, escute todo e qualquer tipo de musica sem preconceito, pois até nos trabalhos mais bregas, muitas vezes existem grandes músicos trabalhando e sempre é possível aprender alguma coisa com eles, toque com pessoas diferentes sempre que possível, acustume-se aos insucessos passageiros e tenha confiança que com a pratica e com o passar do tempo, a cada semana você estará cada vez melhor. Em outras palavras, Estude, Insista, persista e acima de tudo, toque, toque muito e toque sempre.

CONTATO

frajolasmusiccenter@gmail.com

11 2485-7667

11 9 9706-5866 (whatsapp)

REDES SOCIAIS

  • facebook-square

ENDEREÇO

Av. Dr. Timóteo Penteado, 3616, CJ 22

Vila Galvão, Guarulhos / SP CEP 07061-001

Apoio: 4A Comercial Elétrica Ltda